Baseados nas pesquisas de mestre Chan Jeong Git e no relato de mestre Wong Zen Yem.
Por Marcelo A. C. Santos
A diáspora do Choy Lee Fut e o obscurecimento da escola ancestral
Dada a perda de contato entre Chan Heung e os seguidores que permaneceram na China continental, o Choy Lee Fut se ramificou e assumiu características diferentes em cada localidade em que era praticado. Em algumas escolas, essa arte marcial desenvolveu-se por si só, assumindo novos contornos conforme a interpretação, a habilidade e as preferências de cada treinador. Em outras, fundiu-se com diferentes modalidades, perdendo alguns de seus fundamentos em troca da incorporação de novos elementos, porém preservando determinadas características de identidade e coerência em relação aos ensinamentos do Fundador.
É dito que a escola de Fatsan , fundada por Chan Din-Fun, recebeu influências do estilo Fut Gar (Fujia – 佛家) através de Jeung Yim. Segundo a tradição oral, esse talentoso discípulo de Chan Heung também teria sido instruído por um misterioso membro da sociedade Hung Mun conhecido como “Monge Grama Verde” (Ching Cho, Qingcao – 青草). Durante o início das atividades revolucionárias, os caracteres dessa escola foram deliberadamente alterados para que passassem a significar “Ganso Vitorioso” (鴻勝). Enquanto isso, Chan Koon-Pak, filho de Chan Heung, alterava os caracteres da escola original de King Mui para “雄勝“ – “Vitória do Forte”. A fonética dos caracteres, porém, permaneceu a mesma: “Hung Sing”.
Da escola de Fatsan, saiu Tam Sam (Tan San – 譚三), outro renomado expoente do Choy Lee Fut. Tam Sam foi sabidamente influenciado pelo estilo Shaolin do Norte (Buk Siu Lam, Bei Shaolin – 北少林), e sua modalidade de Choy Lee Fut é atualmente conhecida como Buk Sing (Beisheng – 北勝), abreviação do nome da escola por ele fundada na localidade de Siu Buk (Shaobei – 少北): Siu Buk Hung Sing Kwoon.
Em Gong Mun (Jiangmen), Chan Cheong Mo (Chen Chanmao – 陈长毛), que estudara Choy Lee Fut com Chan Heung desde a infância, fundou o Salão Hung Sing dos Quatro Condados, contando com a ajuda preciosa de Chan On-Pak (陈安伯) e Chan Koon-Pak (陈官伯), filhos do Fundador. Chan Cheong Mo teve uma intensa experiência militar na divisa ocidental de Cantão. Com a dispersão de seu grupamento, retornou para Gong Mun com um grupo de vinte discípulos e lá praticou medicina e ensinou o Choy Lee Fut até sua morte em 1953, aos 91 anos de idade. Atualmente, o patriarca dessa linha é Wong Gong (Huang Jiang – 黄江). Por haver residido em Hong Kong por mais de 70 anos, Wong Gong promoveu uma série de adaptações nos métodos de sua escola, tendo por bem rebatizá-la como “Jiangmen Hung Sing Choy Lee Fut”. Outras escolas beberam de diferentes fontes e sofreram as consequentes adaptações.
De volta a sua cidade natal em 1869, o próprio Chan Heung trouxe novos ares ao Choy Lee Fut, adicionando traços técnicos de modalidades com as quais teve contato em suas viagens, como alguns estilos de Kung Fu, artes marciais do sul da Ásia e, até mesmo, de boxe inglês, por ele muito apreciado.
Chan Heung dedicou-se até o fim de sua vida, em 1875, à compilação sistemática de sua arte marcial. Por ser ele o fundador, chamamos a sua linhagem direta de transmissão a partir de San Wui de “Choy Lee Fut Ancestral”.
Na linha de transmissão estritamente familiar, Chan Heung foi sucedido por seus filhos, Chan On-Pak (陈安伯) e Chan Koon-Pak (陈官伯) e sua filha Chan Bo Gu (陈宝姑). Chan Koon-Pak transmitiu o Choy Lee Fut para Chan Man Bun (陈文彬) e Chan Yu Chi (陈耀墀). Chan Yu Chi, para seus filhos Chan Sun Chiu (陈燊樵) e Chan Wan Hon (陈云汉) e sua filha Chan Kit Fong (陈洁芳). Chan Wan Hon transmitiu o Choy Lee Fut para seus filhos Chan Wing Faat (Chen Yong Fa – 陈永发), Chan Wing Sing (陈永成) e Chan Wing Siu (陈永兆). Chan Sun Chiu transmitiu a arte a seus filhos Chan Wing Keung (陈永强) e Chan Wing Gin (陈永健). Chan Kit Fong transmitiu a arte a Ng Fu Hang (吴富亨), seu único filho.
Contratempos agitaram a província de Cantão e favoreceram o espalhamento dos iniciados em nossa arte marcial durante o fracassado levante de 1895 e a exitosa Revolução de 1911 – que finalmente derrubou a dinastia Ching e resultou na fundação da República da China em 1912. As duas rebeliões testemunharam a participação ativa de praticantes de Choy Lee Fut, tais como Chan Chiu Man (陳紹聞), também conhecido como Chan Siu Bak (陳少白), e Jeng Si-Leung (鄭士良), ambos discípulos de Chan On-Pak e membros das sociedades secretas Hing Zung Wui (Xingzhonghui – 興中會) e Tung Mang Wui (Tongmeihui – 同盟会). É interessante salientar que Chan Chiu Man, outrora integrante do famoso grupo dos “Quatro Bandidos” ao lado de Sun Yat-Sen em Hong Kong, viria a atuar como ministro do exterior logo após a declaração de independência de Cantão, em 1911, e como conselheiro presidencial em 1921.
Momentos turbulentos e de grande dispersão também foram enfrentados no curso das duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945) e quando da instauração do regime comunista (1949). Mais: durante a Revolução Cultural (1966-1976), a prática aberta das antigas artes marciais também foi alvo da intensa persecução que assolou os elementos considerados tradicionais na sociedade chinesa.Um quê de segurança havia, apenas, para o ensino familiar e a portas fechadas, especialmente nos vilarejos. Por essa razão, o Salão Ancestral praticamente caiu no esquecimento do público e recebeu pouquíssimos alunos do início da década de 1950 até o final da década de 1970.
No mesmo período, porém, o Choy Lee Fut tornou-se amplamente praticado em Hong Kong, em países do sul asiático e no ocidente, para onde migraram inúmeros mestres em fuga das restrições do regime comunista.
Em 1972, Chan Kit Fong, filha de Chan Yu Chi e bisneta de Chan Heung, foi instrumental na fundação da “Associação Memorial de Chan Heung”, em Hong Kong. Na ocasião, Wu Wan Cheuk (Hu Yunxiao – 胡云綽) foi eleito o primeiro presidente da associação, e Chan Kit Fong, sua conselheira vitalícia. Como veremos adiante, a Associação Memorial viria a exercer um papel fundamental para a revitalização do Choy Lee Fut em San Wui.
É curioso notar que, com a abertura político-econômica da China, a partir de 1976, as transformações sociais daí advindas trouxeram novos elementos complicadores para o reaquecimento da prática do Choy Lee Fut em San Wui: a jornada de trabalho da população em geral passou a exceder de 12 horas. Alheios à febre do Kung Fu, que se alastrava no exterior graças ao sucesso dos filmes de Hong Kong, os jovens locais mostravam-se cada vez mais interessados em atividades capazes de elevar os seus rendimentos e já não estavam dispostos a dedicar-se às artes marciais tal como exigido pelo antigo sistema de ensino, assentado sobre estritos parâmetros disciplinares e composto por superpostas camadas de austeridade, incompatíveis com o imediatismo e a agitação dos novos tempos. Com isso, os grupamentos de praticantes foram encolhendo e envelhecendo. O destino, porém, ainda reservava uma espetacular reviravolta para o Choy Lee Fut ancestral. Afinal, tal como determinara Chan Heung no final de sua vida: “todos aqueles que se propuserem a promover as artes marciais e a disseminar o Choy Lee Fut através das gerações não deverão medir esforços”.
Sigung Chan Jeung Git e o reflorescimento do Choy Lee Fut Ancestral
Chan Jeung Git (Chen Zhongjie – 陈忠杰), nosso Sigung (“avô-professor”), nasceu na vila de King Mui, berço do Choy Lee Fut, em 1963. Aos seis anos de idade, já se deleitava ao ouvir as antigas lendas e histórias sobre os feitos heroicos Chan Heung e de seus seguidores, contadas ao cair do sol pelos praticantes mais idosos.
Dois anos mais tarde, ouvir já era pouco para ele. Portanto, aos oito anos, passou a tomar aulas no Salão Ancestral, em especial com Chan Fu Jin (Chen Fuyan – 陈富燕) e Chan Wa Chaan (Chen Huacan -陈华灿), ambos discípulos de Chan Yu Chi, neto do Fundador.
Durante o ensino médio, começou a efetuar detalhadas pesquisas sobre a história, a cultura e os métodos pugilísticos do Choy Lee Fut, sobre os quais debatia todas as noites com seus mentores.
Como visto, naquele tempo, poucos jovens apareciam para praticar na vila de King Mui. O Salão Ancestral contava com pouco mais de 20 alunos, e, por desconhecer sua rica herança cultural, a população de San Wui não se importava com o fato de o Choy Lee Fut ter nascido ali. Preocupada com a situação, no final de 1979 a Associação Memorial de Chan Heung enviou uma providencial ajuda financeira para King Mui. Isso possibilitou a instalação de um projeto capaz de atrair cerca de uma centena de jovens, com os quais Chan Jeung Git praticava à exaustão. Nesse período, destacou-se não apenas por sua habilidade e pelo estudo minucioso dos manuais deixados pelos mestres do passado, mas também por sua capacidade incomum de planejamento e de organização das atividades do local.
Atentos às características de Chan Jeong Git, os Mestres Chan Fu Jin e Chan Wa Chaan lhe transmitiram as técnicas mais avançadas e os princípios mais profundos do Choy Lee Fut, não tardando para que ele se tornasse um jovem instrutor do legendário Salão Ancestral.
Em 1984, Chan Fu Jin encarregou Sigung Chan Jeong Git da liderança do Festival de Primavera de San Wui. O evento foi um grande sucesso: mais de duzentas pessoas participaram das competições de artes marciais e de dança do leão, na maior atividade organizada pelo Salão Ancestral desde a fundação República Popular da China. No mesmo ano, contudo, Chen Jeong Git foi investido no cargo de inspetor de polícia, e os múltiplos afazeres da nova carreira pública passaram a ocupar grande parte de seu tempo.
Em 1986, algumas melhorias foram efetuadas no Salão Ancestral com o auxílio de capital estrangeiro, e o local foi reaberto ao público sob a denominação King Mui Hung Sing Sijo Kwoon (京梅雄勝始祖館), ou Salão Ancestral da Vitória Heroica de King Mui. Na ocasião, Chan Wan Hon, bisneto de Chan Heung, e Chan Fu Jin assumiram o ensino como instrutores-chefes.
Uma década mais tarde, porém, a situação já estava crítica novamente: os alunos das escolas primárias haviam sido proibidos de envolver-se com artes marciais. Os praticantes mais novos eram poucos, pois a maioria dos jovens trabalhava fora, e os antigos já beiravam os 80 anos de idade. O Salão Ancestral passou a ser utilizado para outras finalidades, e Chen Jeung Git, sobrecarregado com o serviço público, observava tudo com preocupação.
Em 1998, o mestre Chan Fu Jin veio a falecer, já octogenário. Entre seus últimos desejos, estava o de que “a próxima geração não deixasse a arte marcial Choy Lee Fut se perder” (“不要讓蔡李佛拳藝在你們這一輩人後失傳”). Então, mestre Chan Wa Chaan apelou a Chan Jeong Git que se preparasse para empunhar a bandeira do Salão Ancestral e impedir a quebra da corrente de transmissão do Choy Lee Fut ancestral em San Wui.
No início do ano seguinte, 1999, mestre Chan Wa Chaan também faleceu, aos 86 anos de idade, e Chan Jeung Git sentiu o peso da responsabilidade recair sobre seus ombros. Reunido com outros vinte e cinco praticantes – entre eles, nosso Sifu (“pai-professor”) Wong Zen Yem (Huang Zhenqin – 黄振钦) –, ele assumiu o encargo de preservar e difundir a cultura e o método pugilístico do Choy Lee Fut de San Wui, cumprindo assim o antigo mandamento de honrar seus mestres e não esquecer suas raízes.
Para que se alcançasse o objetivo traçado na mencionada reunião, os participantes decidiram criar uma associação sem fins lucrativos capaz de acomodar os mais diversos entusiastas das artes marciais. Portanto, no dia 04 de maio de 1999, veio à luz a Associação de Choy Lee Fut de San Wui em Memória do Fundador (新會蔡李佛雄勝始祖紀念會). Na oportunidade, Sigung Chan Jeung Git foi unanimemente eleito como primeiro presidente, e Sifu Wong Zen Yem, primeiro treinador. Os fundamentos de uma nova era estavam oficialmente lançados.
Por ter pouco tempo disponível, Chan Jeung Git adotou a estratégia de capacitar alguns jovens discípulos a transmitir o Choy Lee Fut na qualidade de instrutores. Em seguida, alugou uma quadra de esportes anexa ao Estádio de Buk Mun (Beimen Tiuchang – 北门体育场) para que esses mesmos discípulos pudessem começar a ensinar a arte marcial de Chan Heung com maior visibilidade. Ademais, com o auxílio de sua rede de relacionamentos, obteve novos fundos para restaurar por completo o Salão Ancestral, provindos especialmente da secretaria de esportes do distrito de San Wui e de generosos filantropos da região.
Já no verão de 2000, a recém-inaugurada associação organizou um treinamento no período de férias escolares no subdistrito de Wui Sing (Huicheng – 会城), área mais populosa de San Wui, sob o comando do mestre Wong Zen Yem e de dois professores auxiliares, Lou Daat Man (魯達民) e Lun Jeung Gwing (倫長烓). Dado o interesse despertado pela excelente divulgação, a organização precisou limitar o número de participantes aos sessenta primeiros inscritos. O sucesso desse evento inspirou a realização de outras atividades em locais públicos, fazendo com que o Choy Lee Fut voltasse a ser reconhecido na região.
Durante esse período, um grupo formado por Chan Jeung Git, Wong Zen Yem, Chan Sek Jeung, Chan Bing Yu, Chan Wai Woh, Lee Wing Jau (陳忠傑, 黃振欽, 陳錫章, 陳炳耀, 陳偉和, 利榮就) retornava constantemente a King Mui, onde realizava um trabalho profundo e meticuloso. Desse modo, ganharam o apoio dos moradores da vila e não só convenceram o comitê administrativo a mudar-se do antigo sítio do Templo AncestralYuen Fuk Chan, como obtiveram uma nova doação da comunidade local para ajudar na restauração do Salão Ancestral.
Também naquele ano, começaram a ser planejadas atividades conjuntas de intercâmbio cultural e marcial na vila de King Mui com o tataraneto de Chan Heung, mestre Chan Wing Faat (Chen Yong Fa), residente na Austrália desde 1983. Como resultado, pela primeira vez na história, noventa e seis praticantes de catorze países estrangeiros chegaram a San Wui ao mesmo tempo, para participar de dez dias de treinamento sob a orientação do Mestre Chan Wing Faat.
No dia 09 de dezembro de 2001, já completamente restaurado, o antigo salão foi reaberto. Como sinal de reverência ao Grande Mestre Chan Heung e de respeito à gloriosa história do Choy Lee Fut, a instalação recobrou sua antiga denominação, “Salão Ancestral do Grande Sábio” (“始祖洪圣始祖馆”). O evento reuniu mais de 1.000 pessoas e foi amplamente coberto pela imprensa escrita e televisiva.
Um ano mais tarde, outros grandes eventos foram promovidos pela Associação: o segundo seminário internacional de Choy Lee Fut, a festa de aniversário da reconstrução do Salão Ancestral, um seminário de desenvolvimento e aperfeiçoamento e a Conferência Internacional de Intercâmbio e Observação da Arte Marcial Choy Lee Fut. Além de autoridades locais e representantes de Hong Kong, Macau, Foshan, Gwongjau e outras cidades, praticantes de dezesseis países compareceram às atividades. Ao todo, mais de 2.000 artistas marciais marcaram presença, e mais de 5.000 cópias de um jornal com a suma das pesquisas de Chan Jeung Git foram distribuídos.
Em janeiro de 2003, foi aprovado o registro da Associação, que teve sua denominação alterada para “Associação Pugilística Ancestral de Choy Lee Fut de San Wui” (新會蔡李佛始祖拳會). Sua governança foi confiada a um comitê de nove pessoas, com Sigung Chan Jeung Git no cargo de presidente e Sifu Wong Zen Yem no de secretário-geral. Wong Gong Cheun (Huang Jiangchuan – 黃江川), primeiro professor de Wong Zen Yem, e sua mulher Fung Ji Hing (Feng Zhixing – 馮志興) também integraram o comitê. No mesmo ano, a Associação passou a competir em torneios de combate (Sanda – 散打), rotinas (Taolu – 套路) e Dança do Leão, enviando equipes treinadas por Fung Ji Hing para as cidades de Jue Hoi (Zhuhai – 珠海) e Gong Mun (Jiangmen), e por Wong Gong Cheun, Fung Ji Hing e Wong Zen Yem – que também competiu, sagrandose vencedor – para disputar os Jogos Nacionais da famosa escola Chin Woo, em Beijing. Os resultados foram mais do que excelentes: várias medalhas de ouro, prata e bronze foram conquistadas nos dois primeiros torneios, nos quais a equipe terminou no segundo lugar geral; em Beijing, para além de cinco medalhas de ouro e seis de prata, a Associação Ancestral também conquistou os prêmios de ética esportiva e de organização de maior destaque.
Outro evento impactante teve lugar em 25 de novembro de 2005, por ocasião do Festival de Turismo e Cultura de Gong Mun. Sob a direção técnica de Chen Jeung Git, Fung Ji Hing e Wong Zen Yem, mais de 100 jovens praticantes encenaram a participação dos antepassados nos períodos turbulentos de guerra e revolução. As táticas e o manejo das mais diferentes armas utilizadas no período da Guerra do Ópio, inclusive o Tridente dos Nove Dragões de Chan Heung, foram exibidos para um público mesmerizado. Em seguida, manobras com armamento da Revolta da Grande Paz Celestial foram realizadas enquanto a rotina Ping Kuen homenageava os bravos lutadores de Choy Lee Fut que cerraram fileiras no reino de Taiping. O espetáculo foi aplaudido de pé pelos organizadores e pelo público, logrando alcançar o objetivo de imprimir no espírito dos presentes a grandiosidade cultural e histórica do Choy Lee Fut.
Também são dignas de ser rememoradas as festividades de 200 anos de nascimento de Chan Heung e 170 anos de criação do Choy Lee Fut, de 07 a 09 dezembro de 2006. Fruto de preparativos iniciados em janeiro do mesmo ano, o evento reuniu cerca de 800 praticantes entre chineses e estrangeiros e novamente contou com a presença de autoridades e grande cobertura jornalística. No final do primeiro dia, um público de mais de 200 pessoas participaram da conferência “A cultura da arte marcial Choy Lee Fut”, apresentada por respeitados artistas marciais e professores de história e de literatura. Nos dois dias seguintes, um festival de dança do leão reuniu por volta de 500 atletas, e um campeonato de combate (Sanda) levou 52 competidores ao ginásio local. O encerramento do evento foi marcado por um enorme banquete oferecido pela administração do distrito de San Wui a todos os participantes.
Nos anos que se seguiram, outros grandes eventos e inúmeras atividades têm mantido intensamente viva a transmissão da arte marcial de Chan Heung, culminando no reconhecimento do Choy Lee Fut como Patrimônio Cultural Intangível da China no ano de 2008.
Digna de menção é, ainda, a participação de Sigung Chan Jeong Git como corroteirista e coreógrafo e de Sifu Wong Zen Yem como assistente técnico na produção do filme “Choy Lee Fut” (no Brasil, “Choy Lee Fut, a Velocidade da Luz”), lançado no mercado mundial no ano de 2011.
Mais recentemente, em setembro de 2019, um espetacular centro de treinamento para jovens foi inaugurado na vila de King Mui, com a presença de diversas autoridades e a participação de centenas de pessoas, entre praticantes e moradores.
À frente da Associação, Chan Jeung Git tem sido imensamente exitoso em atrair investimentos públicos e privados para a promoção do Choy Lee Fut em San Wui. Centralizada no Salão Ancestral, a Associação expandiu o perímetro de ensino do Choy Lee Fut, levando-o a escolas e a locais de treino mais espaçosos. Apresentaçõespúblicas, torneios e intercâmbios culturais vêm sendo incessantemente promovidos. Pela primeira vez, as técnicas, os princípios e a história do Choy Lee Fut Ancestral têm sido compilados, editados na forma de livros e distribuídos ao público. Cerca de um milhão de yuens foram investidos pela municipalidade para melhorar o acesso ao Salão Ancestral e outros quatro milhões e meio para revitalizar a área ao seu redor. A “Cultura do Choy Lee Fut” – termo cunhado por Sigung Chan Jeung Git – se estabeleceu como realidade local e expandiu-se a nível nacional, a ponto de ser hoje dito que “Há Taichi no norte e Choy Lee Fut no Sul” (北有太极,南有蔡李佛).
Sifu Wong Zen Yem e a expansão internacional da Associação Ancestral
Nascido em San Wui no ano de 1974, Mestre Wong Zen Yem (Huang Zhenqin – 黄振钦) estava destinado a atrair a atenção do Ocidente para o Choy Lee Fut da Escola Ancestral. Graças aos vídeos em que sua singular habilidade, sua impressionante velocidade, sua extrema precisão e sua inconfundível expressão corporal são demonstradas, olhos cada vez mais numerosos se têm voltado para a nossa arte marcial.
Aos 13 anos de idade, Sifu Wong Zen Yem começou a tomar aulas dos estilos Hung Gar e de Choy Lee Fut sob a tutela do mestre Wong Gong Cheun (黄江川; não confundir com o mestre Wong Gong 黄江, do ramo Jiangmen), no bairro de Woi Sing (会城).
Quase cinco anos mais tarde, com as bênçãos de seu primeiro professor, passou a treinar sob os olhos atentos de Sigung Chan Jeung Git no Salão Ancestral de King Mui.
Por volta de 1993, já comandava pequenas turmas que frequentavam o local e logo se tornou o braço direito de Chan Jeung Git, atuando direta e intensamente no planejamento e na execução das estratégias e intervenções que resultaram na fundação da Associação Ancestral e no reflorescimento do Choy Lee Fut em San Wui.
Com o sucesso dos esforços liderados por Chan Jeung Git e o vertiginoso incremento de interesse na prática do Choy Lee Fut, mestre Wong Zen Yem – alçado à condição de treinador-chefe – deixou seu emprego em um banco local em 2005, para dedicar-se integralmente ao ensino do crescente quantitativo de alunos que acorria ao Salão Ancestral, à base de apoio de Buk Mun e a outros centros de ensino. Atualmente, sete de seus estudantes chineses, tendo alcançado a maestria da arte, ministram aulas em San Wui.
Diante da plena consolidação do êxito obtido pela Associação em San Wui, Sifu Wong viu-se pronto para dar um passo emocionalmente difícil, mas corajosamente decidido: deixar sua terra natal para divulgar o método e a cultura do Choy Lee Futancestral no ocidente. Em setembro de 2007, portanto, rumou com sua família para os Estados Unidos, estabelecendo-se no bairro do Brooklyn, em Nova York.
A despeito de encontrar-se localizada em um dos maiores centros comerciais e financeiros do mundo, o ensino na sede americana da Associação está longe de ser orientado para o consumo. Em um espaço sem letreiros ou sinais exteriores, os alunos de mestre Wong não ostentam faixas coloridas ou símbolo equivalente. Em todas as sessões, os participantes, independentemente do nível de domínio da arte, primeiramente se alinham para praticar uma longa série de exercícios básicos e, assim, desenvolver os fundamentos que identificam o Choy Lee Fut ancestral.
“O mais importante é treinar Da Bok (打膊) e aprender a relaxar a parte superior do corpo. A força vem do quadril, os membros são como chicotes. Não tenha pressa, faça do jeito certo. Lembre-se de que a qualidade é o que importa; acumular formas é o mesmo que nada, não faz sentido”, diz Sifu.
Manoplas, sacos e bonecos de pancada, pneus, elásticos, cordas e outros equipamentos dão o toque de modernidade e complementam o treino tradicional de punhos vazios, com armas e no “boneco balança” articulado, chin jong (秤樁). Sessões de sparring e atividades de Saan Sau (Sanshou – 散手), com quedas e apresamentos característicos do Choy Lee Fut, mantêm a modalidade atual e eficiente.
Fiel à missão que assumiu, mestre Wong Zen Yem tem difundido o Choy Lee Fut ancestral no mundo ocidental valendo-se das redes sociais para divulgar seus vídeos técnicos e as atividades internas e públicas do núcleo de Nova York. Paralelamente, sua escola tem participado de incontáveis apresentações, festivais e torneios, obtendo sempre excelentes resultados.
Mesmo sem qualquer aparato de promoção, Sifu Wong também tem atraído alunos de outros países, que atravessam hemisférios e oceanos para desfrutar de sua companhia e imergir em seus preciosos ensinamentos. Em decorrência, alunos por ele considerados aptos atualmente transmitem o Choy Lee Fut ancestral na França, no Chile e no Brasil.
Sediada na capital do Rio de Janeiro, a ramificação brasileira da Associação Pugilística de Choy Lee Fut Ancestral de San Wui (新会蔡李佛始祖拳会巴西分会) teve sua semente lançada em 2011. Desde então, apesar do treinamento ininterrupto e da realização de seguidos intercâmbios privados com escolas de diferentes modalidades de artes marciais, manteve-se fechada ao público, na medida em que seus dois integrantes mais antigos possuem profissões e compromissos que lhes permitem, apenas, cuidar de um pequeno agrupamento, sem qualquer finalidade de lucro.
Aos poucos, porém, ocorre uma pequena abertura, que pode resultar no primeiro evento aberto da Associação Ancestral no Brasil: um tão sonhado workshopministrado pelo próprio Sifu Wong Zen Yem em nossa terra. Mas essa é – ou melhor, será – uma outra história.
Conclusão
Conforme explicitado no início deste trabalho, nossa intenção foi a de preencher lacunas e oferecer ao leitor dados interessantes e, no mais das vezes, desconhecidos até mesmo de praticantes da modalidade.
Não pretendemos esmiuçar a história do Choy Lee Fut de um modo geral, tampouco entrar em detalhes acerca de outras ramificações, não só porque não nos julgamos habilitados a fazê-lo, mas também porque não nos dispomos a atentar contra a delimitação do tema.
De toda sorte, esperamos ter atraído a atenção e despertado o interesse de quem chegou até aqui.
Comentários e críticas construtivas serão bem-vindos, podendo ser encaminhados através de nosso perfil Choy Lee Fut Rio de Janeiro no Facebook ou choyleefut.rio no Instagram, ou, ainda, pelo e-mail choyleefut.rio@gmail.com. Se nos chegarem também manifestações de apreço por nossa singular arte marcial, teremos a certeza de que também deixamos uma contribuição, ainda que diminuta, para que o engrandecimento do Choy Lee Fut ancestral.
FONTES DE CONSULTA
http://www.choyleefutusa.com/
https://www.gwongzaukungfu.com/en/chinese-martial-arts-blog/choy-li-fut-chinese-martial-arts/
https://choyleefut.org/about/history-and-lineage
https://plumblossom.net/ChoyLiFut/history.html
http://www.sohu.com/a/341381224_270606
https://www.travelchina1.com/thread/Cai-Lifo-quan.html
http://k.sina.com.cn/article_1787920531_6a918093034003kyl.html
https://nskongfu.wordpress.com/2010/04/22//蔡李佛大事紀年